quarta-feira, 27 de agosto de 2008

REVOLUÇÃO JÁ!

Revolução Industrial e Independência do Brasil. O que um assunto tem haver com o outro? Além de fazerem parte do programa da próxima prova de história, há uma relação indireta, já que a Inglaterra (berço da rev. industrial) esteve presente no processo de independencia do Brasil. Portugal e Inglaterra eram parceiros comerciais, parceria esta que se estendeu à América Portuguesa (mais tarde conhecida como Brasil) que abriu suas porteiras para o comércio inglês. É a globalização, minha gente, o cara sai da Inglaterra pra nos empurrar seus produtos por aqui. Muita gente vivia de biscate ,que neste caso não deve ser o que vc esta pensando e sim o trabalho realizado pelo mascate (quer saber o que é mascate? procura no dicionário). O duro é que até hoje o que vem de fora é considerado melhor.
Bom, talvez os caras tenham mais tecnologia e coisa e tal, mas temos que valorizar o produto nacional legítimo: fora com os yankees que vem até aqui para nos explorar. Não aceitemos estes fordismos e toyotismos que nos são impostos.
Criemos uma sociedade alternativa, não para fazermos o que der na telha (como queriam o Raul e o Paulo), mas para vivermos como seres humanos legítimos, desses que não se fabrica mais.
Vamos valorizar as coisas novas, que também são boas, mas vamos respeitar e promover nossa cultura, nosso jeito de ser. Diga não ao capitalismo, procure consumir de forma responsável, vamos mudar o mundo (mas se você mudar, já é o bastante). Seja crítico, não aceite tudo de cabeça baixa, questione. Mas não se esqueça de estudar para a prova. Estude a revolução industrial e o processo de independência do Brasil, talvez não salve sua vida, mas não vai arrancar pedaço.

Nenhum comentário: